Desde de há uns quantos anos que sou fã da música do Bob Marley. No entanto, não conhecia o homem que a fazia; acreditava naqueles rumores que se ouviam e pensava que na cabeça dele só haviam erva e sexo.
Há uns tempos (tipo um mês) li um livro sobre a vida dele, escrito pela Rita Marley, sua mulher, e fiquei completamente abismado! O Homem tinha um coração verdadeiramente digno de um rei! É claro que não era perfeito, tinha alguns defeitos, mas era uma pessoa admirável.
Acreditem que fiquei com pena dele...
Durante uma grande parte da vida ele teve de lutar (e muito) para ter dinheiro suficiente para comer. Mesmo já depois de ter algumas músicas a passar na rádio, continuou com problemas de dinheiro, porque era completamente chulado pelos anormais das editoras! Foi já no fim da vida que conseguiu algum proveito económico do seu trabalho. Mas isto é mau, muito mau! É que nessa altura ele começava a ficar paranóico e doente, não tendo assim tirado proveito daquilo que tinha!
Não quero que pensem que ele foi infeliz. Não foi! Ele consegui ver felicidade na cena mais insignificante que vocês podem imaginar.
Só gostava que deixassem de pensar nele como um "drogado" e o começassem a ver como um homem que deu muito do que tinha à sua terra, um homem que lutou até não poder mais pela paz do seu povo, pela sua religião, pelos seus ideais...
...e que morreu abandonado por todos aqueles que se aproveitaram dele ao longo dos anos. Só a família ficou com ele!
Bob Marley - Redemption Song
Oh pirates, yes they rob I
Sold I to the merchant ships
Minutes after they took I
From the bottomless pit
But my aim was made strong
By the hands of the almighty
We fought in this generation
Triumphantly
Won't you help to sing
These songs of freedom
'Cause all I ever had
Redemption song
Redemption song
(...)
.
Ele não merecia!